sábado, 8 de setembro de 2007

Conheça os principais cortes do boi.


Picanha
O corte mais tradicional do boi. Muito requisitada para churrascos devido a sua maciez e sabor acentuado. Possui capa de gordura que deve ser mantida durante o preparo.
Dica: A picanha pesa, em média, de 1,0 Kg a 1,5Kg, portanto, ao comprar, caso o peso seja superior a esse, saiba que na verdade há uma parte de coxão duro que não foi retirado durante o corte.

- Alcatra

É macia e tem pouca gordura. Muito utilizada para bifes, assados e ensopados. Excelente para churrasco, pode ser feita no espeto ou em bifes grossos na grelha.
Miolo de alcatra - conhecido também como centro da alcatra, possui fibras mais curtas o que proporciona maior maciez.
Dica: Evite cortes finos ao preparar, pois a carne poderá ressecar.

3 - Maminha

Também chamada de ponta de alcatra, muito macia e saborosa.
Dica: Esse corte deve ser servido ao ponto ou mal passado.

4 - Filé-mignon

Considerado por muitos o corte mais saboroso do boi. Extremamente macio, tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra.
Dica: Um filé-mignon inteiro pesa em média 2Kg.

5 - Fraldinha

Também chamada de aba de filé. Corte composto de fibras grossas e longas. É muito saboroso, sendo largamente utilizado para churrascos.
Dica: A carne não deve ser servida bem passada..

6 - Cupim

Corte com sabor característico e paladar muito agradável. O cupim, que se situa atrás do pescoço de bovinos de raça ou cruza zebuína, é composto por fibras entremeadas de gordura,
Dica: O cupim sempre deve ser assado lentamente. Para melhorar o processo, deve-se assar a carne enrolada em algumas camadas de celofane especial para culinária. Isso facilitará a retenção e distribuição do calor sobre a carne.

7 - Contra-filé

Localiza-se sobre as costelas, na região superior do lombo do boi. É uma peça longa coberta por uma camada uniforme de gordura. É macio, tem sabor acentuado e muito suco.
Dica: Deve ser servido mal passado ou, no máximo, ao ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário