sábado, 22 de dezembro de 2007

Dica de corte de frango!



A escolha do tipo certo de frango!

Saber que tipo de frango há no supermercado pode fazer de você um cozinheiro melhor. Os frangos são primeiro classificados por idade e peso. Os mais jovens são macios e fáceis de cozinhar. Os mais velhos precisam de mais tempo para ficar macios. Para os melhores resultados, é importante saber que tipo de frango comprar.

Os supermercados suprem uma demanda constante por frango com uma variedade de cortes e produtos de frango. A chave é saber o que você planeja usar e então comprar de acordo com suas necessidades. Aqui estão algumas das escolhas mais populares:

1• Frangos inteiros de todo tipo estão disponíveis com pescoço e miúdos da ave empacotados separadamente e inseridos dentro deles. Procure os fígados e os miúdos empacotados separadamente para usar em recheios, sopas e pratos especiais.
2• Frangos a passarinho, em geral são para grelhar ou fritar. Os frangos inteiros são cortados da seguinte forma: duas metades de peito, duas coxas, duas asas e duas sobrecoxas. Frangos para grelhar e fritar são também encontrados divididos ao meio e em quatro partes.
3• Pedaços do frango são disponíveis para atender muitas necessidades:

- as pernas do frango broiler são ótimas para grelhar e fritar com a coxa e sobrecoxa juntas;

- coxas sem osso, sem pele e sobrecoxas podem ser encontradas em pacotes separadamente;

- as asas de frango são uma escolha popular para receitas de aperitivos;

- os peitos de frango são populares por causa de sua característica macia e carnuda. Podem ser comprados inteiros ou em pedaços. As receitas que pedem um peito inteiro necessitam das 2 metades.

Uma vez que você tem o tipo certo de frango na sua lista de compras e se lembrar de levá-la ao mercado, também precisa se lembrar dos princípios de como selecionar o melhor frango.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Coxão duro de vitelo!



Recomendações sobre a carne de vitelo Ao utilizar carne de vitelo, convém seguir as seguintes recomendações:
Grelhar: bisteca, parte final do acém, carne moída; devem-se grelhar bifes grossos, pois os finos ficam secos.Assar: cortes do dianteiro, da paleta, de lombo, de alcatra e de coxão. O vitelo é uma carne muito magra, portanto, ao assá-lo, assegure o seu sabor e a sua suculência regando freqüentemente a carne com molho. É preciso assar a carne em temperatura média e é importante deixá-la "ao ponto", e não "bem-passada", ou ficará muito seca.

Alcatra de vitelo!



Mesmo necessitando de mais cautela, a carne de vitelo é bastante versátil e pode render ótimos pratos com diferentes modos de preparo. Quase todos os métodos de cozimento são aplicáveis: grelhar, fritar, assar e refogar. Combina bem com ervas e com vinhos de todos os tipos. Em resumo, a carne de vitela é um agradável toque gastronômico

Dica carne vitelo!



A carne de vitelo tem várias vantagens. É uma fonte valiosa de nutrientes, é tenra, magra, facilmente digerível e deliciosa.
Sua carne, tenra, rosada e com pouco teor de gordura, é mais delicada e tem características diferentes daquelas do animal adulto. Por isso, é preciso ficar atento às formas de preparo, que diferem um pouco da carne comum. Segundo os franceses da alta gastronomia, é recomendado usar métodos de cozimento úmido para manter a suculência, a maciez e o sabor da carne.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Dica de consumo bisteca!



Contra filé inteiro com osso ou bisteca depois de fatiada.

É uma carne muito saborosa, macia e entremeada de gordura. Fica ótima em churrascos, preparada na grelha. Pode ser assada no forno (rosbife), sendo salgada somente no momento de levar ao forno. Procure sempre bisteca com gordura entremeada, pois é muito mais saborosa.

FORMAS DE PREPARO

  • Churrasco
  • grelha
  • Frito

Dica de consumo osso buco!



Osso buco inteiro do traseiro

A palavra em italiano significa osso com um furo. É uma carne rica e saborosa, com tutano no meio que pode ser comido à parte, servido em pedacinhos de pão italiano,como se fosse manteiga.Possui, no centro, osso com tutano que, submetido a cozimento lento, fornece pratos com molho de muito sabor.

FORMAS DE PREPARO

  • Panela
  • Sopa

Dica de consumo peixinho / raquete!



Peixinho

Também conhecido como coió, lagartinho-da-pá, lagarto do braço, lombinho e tatuzinho da paleta. Pode ainda ser chamado de chingolo (espanhol), jumeau (francês) ou chuck tender (inglês).

Tem fibras curtas e magras, sendo mais rijo que o acém. Sendo bem cozido ou moído, o peixinho rende excelentes molhos, cozidos e ensopados. Pode ser também assado, usado como carne recheada ou escalopes ao molho madeira.

Raquete

Também conhecido como raqueta, ganhadora, sete, língua e segundo coió. Pode ainda ser chamado de marucha (espanhol), paleron (francês) ou blade clod (inglês).

Mais musculoso que o acém, com fibras longas e gordura concentrada, é uma carne muito saborosa. A raquete, bem cozida ou moída, rende excelentes molhos, cozidos, assados, bifes e ensopados.

FORMAS DE PREPARO

  • Assado
  • Sopa
  • Panela
  • Grelha
  • Frito



Dica de consumo coxão duro!


Coxão duro / lagarto

Também conhecido como coxão de fora, chandanca, posta vermelha, perniquim, lagarto plano, lagarto chato, lagarto vermelho, chã de fora e lagarto atravessado. Pode ainda ser chamado de cuadrada (espanhol), gîte a la noix (francês) ou flat (inglês).

Com fibras mais longas e rijas e gordura concentrada na parte externa, exige cozimento lento, sendo ideal para assados de panela, rosbifes, carne recheada, cozidos ou utilizado moído em molhos e refogados.

FORMAS DE PREPARO

  • Assado
  • Grelha
  • Frito

Dica de consumo do músculo!


Músculo

Também conhecido como músculo mole. Pode ser chamado de tortuguita (espanhol), mouvant (francês) ou heel (inglês).

Muito saboroso, é indicado para o preparo de molhos, ensopados, carnes de panela, papinha e também sopas.

FORMAS DE PREPARO

  • Panela
  • Sopa
  • Frito

Dica de corte suíno!



O corte suíno

A carne de porco tem presença garantida em quase toda a culinária brasileira. Como é uma carne que, na maioria das vezes, pode ficar ressecada após o preparo, demanda maior atenção durante o preparo. Leva mais tempo que as demais carnes para "pegar" tempero, por isso é interessante deixá-la apurando dentro das iguarias algum tempo antes de fazê-la.

Por ser um animal de pequeno porte, o porco pode ser comprado inteiro ou em partes. Caso você esteja pensando em preparar um belo prato com carne suína, fique atento às informações da figura e tabela que seguem:

Cabeça: parcialmente desossada, pode ser preparada na forma de assado, com recheio ou cozida. É usada pela indústria de alimentos para fazer salsicha e outro frios.

Paleta: um pouco dura, mas saborosa. Usada para assados e churrascos.

Lombo: carne nobre e saborosa.

Lombinho: inteiro, desossado, bistecas ou costeletas.

Pernil: uma das melhores partes do porco. Excelente para assados.

Barriga: usada no preparo de carnes temperadas, embutidos e em conserva.

Perna dianteira: com ou sem osso, pode ser usada em assados ou cozidas.

Toucinho: gordura fresca de porco. Muito usado na culinária do interior do Brasil, principalmente na cozinha mineira.

Bacon: toucinho defumado, fatiado ou em partes. De sabor forte e marcante, é muito utilizado para dar gosto a muitos pratos, ou até mesmo envolvendo maravilhosos medalhões de outras carnes.

Pés, orelhas e rabo: apuram o sabor de determinados pratos, como a feijoada, por exemplo. Normalmente encontra-se já salgados. A geléia concentrada feita dos mesmos é extensamente usada para confecção de caldos.