quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Carne de búfalo!



Carne de búfalo: Por conter pouca gordura intramuscular, a carne de búfalo possui até 40% menos colesterol que a carne dos bovinos, e até menos que parte dos pescados. Isso a coloca em um patamar de destaque pois o mundo hoje está mais sedentário e preocupado com o colesterol, abrindo um fantástico mercado de elevado poder aquisitivo para essa carne de qualidade. No Brasil os cortes são os mesmos da carne bovina, servindo tanto para churrasco como para tradicionais pratos de carne de panela e forno.

Carne de avestruz!



Tão saborosa quanto um bom filé bovino, não deixa nada a desejar aos tradicionais bifes de boi. Os índices de calorias, colesterol e gorduras são inferiores ao da carne de frango e a de peru sem pele. Em resumo: uma carne vermelha, saborosa e saudável. É encontrada em várias capitais, com preços variando entre R$ - 50 e R$ - 95 o kg. Um avestruz produz entre 30 a 45 quilos de carne vermelha de primeira qualidade. São poucos os fornecedores no Brasil com autorização para abate comercial, mas com o aumento do plantel a tendência é que mais empresas iniciem o abate de suas aves.

Carne de cateto!



A carne do cateto tem sabor parecido com a de porco mas é menos gordurosa. É macia e muito apreciada e vem conquistando espaço nos cardápios das churrascarias e luxuosas butiques de carne. A carne É abatido com 1 ano e sua alimentação em cativeiro é à base de frutas, tubérculos, raízes e outros alimentos disponíveis no ambiente, suplementada com milho e sal mineral. A carne possui baixo teor de gordura e é muito saborosa, mostrando-se superior à dos porcos domésticos.


Carne de queixada!



A carne de queixada tem a coloração vermelha escura, pouca gordura, baixo teor de colesterol e sabor bastante acentuado, incomparável a qualquer outra carne.

Carne de jacaré!



A carne de jacaré tem a textura de peito de frango e um sabor que se parece ao do peixe. É uma carne branca, com 0% de colesterol, rica em proteína e que não recebe nenhum tipo de componente químico. O corte mais nobre é filet, retirado do rabo.
A carne de jacaré, segundo quem já experimentou, é considerada saudável por ser magra e conter baixo teor de gordura. Como carne exótica, tem potencial para ser vendida internacionalmente.

O jacaré tem a carne dura. Por isso, é preciso mariná-lo em bebidas alcoólicas. Para dar um sabor mais exótico ao prato, uma boa sugestão é usar cachaça.



Carne de capivara!

Capivara
É o maior roedor do mundo, medindo até 1,30 m de comprimento e 0,50 a 0,60 m de altura. Pode pesar até 100 kg, mas o seu peso médio é de 50 kg para as fêmeas e 60 kg para os machos. Seu pêlo é castanho-escuro. Suas patas são providas de membrana natatória. Vivem normalmente em grupos familiares de dois a trinta indivíduos, onde existe sempre um casal dominante.



Alimentação

É um animal herbívoro, alimentando-se de 3 a 4 kg de vegetação fresca por dia. Em sua dentição os incisivos crescem continuamente, alguns milímetros por semana, para compensar o desgaste.

Caça, utilização

A caça indiscriminada é o principal fator de depredação deste animal. A criação de capivaras em cativeiro está crescendo muito no Brasil, pois sua carne tem alto teor de proteico e sua capacidade reprodutora é maior que a bovina. A sua pele é bem cotada no mercado internacional, pois é bem "elástica", resistente e suave, sendo ótima para a fabricação de luvas, bolsas, mocassins etc.

Carne de javali!



A carne de javali lembra a parte magra do porco doméstico, mas é escura como a bovina, sem estrias gordurosas e com sabor marcante. É mais consistente em sua textura e encolhe muito pouco ao ser cozida.

Como regra geral o javali pode ser feito como a carne do porco lembrando que pela sua maior consistência e a reduzida gordura interfibras dependendo da idade e da espessura da peça deve ser preparado em molho marinado antes de ir ao fogo. As marinadas tornam a carne mais macia e enriquecem o sabor selvagem e são preparadas para serem cozidas na caçarola, ao forno ou sobre brasas.. Peças congeladas devem ser descongeladas, assim como as resfriadas devem alcançar a temperatura adequada e descansar em molho marinado.

Carne de pato!



A carne do pato tem cor vermelha, uma textura delicada e um sabor forte característico. Destaca-se por seu alto teor de proteínas de boa qualidade e seu importante aporte vitamínico. Embora possua um alto teor de gordura, esta se concentra na pele e, se a pele é descartada ao se comer a carne, a quantidade de gordura cai consideravelmente. O sabor característico e a textura delicada da carne de pato são apreciados nas mais nobres e tradicionais receitas da cozinha mundial.

Carne de marreco!



O marreco é uma ave de carne leve e saborosa que serve para assar e cozinhar. É vendida limpa e com miúdos, fresco ou congelado. Quanto mais jovem a ave, mais tenra e suculenta a sua carne. Embora mais escura, é mais magra do que a do pato, mas igualmente saborosa. O peito tem mais gordura, porém concentrada entre músculo e pele, o que facilita a remoção. Destinado aos consumidores que preferem elaborar suas próprias receitas como restaurantes, promotores de festas e eventos, ou ainda pessoas que preferem dar um toque particular no preparo do seu prato.

Carne de perdiz!


A carne de perdiz, como toda carne de caça, tem baixo teor de gordura. Rica em proteínas de qualidade, ferro e vitaminas do complexo B, é um alimento muito saudável. É a caça que possui o sabor mais delicado, sendo recomendada às pessoas que não gostam de sabor agreste forte.

Carne de codorna!



A codorna é uma ave pequena, cuja carne é parecida com a das outras aves, mas com um paladar bem peculiar. Contém pouca gordura, sendo por isso de fácil digestão e ideal para dietas de emagrecimento.

As codornas selvagens são consideradas aves de caça, e é proibido matá-las. As que se encontram à venda no comércio são aves domésticas, menores que as selvagens, porém de carne mais saborosa.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Carne de bode!



Carne de bode de alguns anos para cá, o bode ganhou status e abriu mercado entre as classes sociais de maior poder aquisitivo. Sua carne, antes rejeitada nas demais regiões brasileiras, por preconceito ou desconhecimento de suas qualidades nutritivas (é a mais saudável de todas, se comparada a do boi, do porco, do carneiro e do frango) virou iguaria, atraindo a atenção dos consumidores interessados em saúde.

Pode ser macia e saborosa, se vir de animais jovens ou castrados — o preconceito contra o 'cheiro de bode'deriva de carnes de machos adultos, abatidos sem quaisquer cuidados. Por todo o país, principalmente no nordeste, cresce a oferta de cortes especiais e derivados como linguiças, salsichas, hambúrgueres, e etc.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Carne de Coelho!



A carne de coelho está tendo crescente demanda no mundo inteiro, em decorrência das suas características de elevado teor de proteína e baixo colesterol, por ser de fácil digestão e ser uma carne branca muito saborosa.

Carne de faisão!




Carne de sabor marcante, o faisão tem uma textura diferente das aves comuns, o que a torna especial.

A carne de faisão é rija, por isso leva bastante tempo até ficar tenra. Retire completamente os tendões, pois eles são extremamente duros.

Carne de chester!


O Chester é uma ave que foi desenvolvida pela Perdigão a partir de matrizes importadas de frango do tipo roaster. com maior quantidade de carnes nobres. Tem o tamanho ideal para alimentar uma família inteira, sua carne tenra e saborosa chegou para atender ao mercado de aves especiais nas datas festivas.



Carne de perú!



A carne do peru é branca e tenra, bem magra e muito nutritiva. Cada 100gr tem apenas 155 calorias.

O peru fica mais macio e úmido se for descongelado na geladeira, lentamente. O descongelamento rápido faz com que o peru perca muito do seu liquido.



domingo, 6 de janeiro de 2008

Carne da galinha d' angola!


A carne da galinha d'angola tem consistência firme e é muito saborosa, sendo comparada à do faisão. Tem um sabor mais denso que a da galinha comum. Na culinária francesa é a famosa "pintade", ingrediente de pratos sofisticados. Semelhante às carnes de caça, tem baixo teor de gordura, Excelente para pratos cozidos, com molhos mais encorpados e, também, para assar.


Carne de frango!


Ave de carne branca e magra, de alto valor nutritivo, fácil digestão, o frango é a segunda carne mais consumida no mundo (a primeira é a carne de porco). Rica em paladar, presta-se a inúmeros tipos de receitas. O frango ou o galo o filé tirado do peito assado você pode fazer só no sal grosso, é uma delícia.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Carne de cordeiro!



A carne de cordeiro é vermelho-rosada, macia, suculenta e muito saborosa. Tem um nível médio de gordura e é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, pois contém todos os aminoácidos essenciais. Versátil como a carne bovina, a do cordeiro leva a vantagem no sabor mais adocicado e aroma marcante. Há quem aprecie a carne com pouco tempero, para que suas características se mantenham. Mas vinho, louro, alecrim, hortelã e zimbro a valorizam.

Carne de suíno!



A carne de suíno é muito saborosa, macia, adocicada e rosada. Nutritiva, presta-se a diversos usos e receitas, mas não deve ser cozida demais, nem ensopada ou afogada em molhos que ocultam suas características.

Na verdade, o consumidor ainda pensa no “porco”, enquanto o criador já produz o “suíno”. Devido aos grandes avanços obtidos pela suinocultura moderna, a carne suína, apresenta, atualmente, um maior valor nutricional decorrente do teor adequado de proteínas, menores índices de calorias, colesterol, gordura saturada e sódio, sendo mais recomendada para pacientes hipertensos do que as carnes bovinas e de aves.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Carne de cabrito!



Cabrito é o nome genérico popular dado ao filhote de cabra no período de vida compreendido entre o nascimento e o desmame. A carne de cabrito tem cor vermelha, carregada, semelhante à do cordeiro. Sua consistência é firme e possui baixo teor de gordura, baixo nível de colesterol e é de fácil digestão. Presta-se a diversos tipos de receitas, podendo ser assada, ensopada ou grelhada.

Carne de vitelo!



Vitelo é um bovino macho jovem, geralmente proveniente de vacas leiteiras, criado confinado e alimentado apenas com leite ou, em alguns casos, com leite e um pouco de pasto e ração. Fonte valiosa de nutrientes, a carne de vitelo é tenra, rosada, com pouco teor de gordura, facilmente digerível e deliciosa, mas é mais delicada e com características diferentes das do animal adulto. Por isso, é preciso ficar atento às formas de preparo, que diferem um pouco da carne comum. Segundo os franceses da alta gastronomia, é recomendado usar métodos de cozimento úmido para manter a suculência, a maciez e o sabor da carne.

Carne bovina!



A carne bovina é a preferida dos brasileiros e a mais consumida no país. É um ingrediente versátil, que permite inúmeras variações culinárias, e fonte importante de proteína, devendo fazer parte de uma dieta balanceada com os nutrientes dos demais grupos de alimentos. Compre sempre de produtores e fornecedores de confiança, para poder aproveitar o melhor da suculência e maciez dessa carne deliciosa.


Carne inspecionada
Todo alimento de origem animal deve ser avaliado por algum serviço de inspeção federal, estadual ou municipal e esta informação está disponível no local de compra ou na embalagem. A ausência desta informação coloca em dúvida a garantia do produto.