terça-feira, 25 de março de 2008

Mapa bovino!




No esquema acima, você encontra a localização dos principais cortes de carne no corpo do boi. Você identifica, pelo o nome de cada corte. Então tire as suas dúvidas.

Bife de chorizo!



Contra Filé: também conhecido por filé do lombo. Muito macio, é magro mas sua parte externa mostra grossa camada de gordura. Fica ótimo assado e frito. Com ele é feito o tradicional bife à cavalo (com ovo frito). Corte nobre do lombo do boi, fica ao lado do filé mignon. Pode ainda ser chamado de bife de chorizo, faux-filet (francês) ou striploin (inglês).
É uma carne macia, de sabor acentuado e que por sua camada de gordura na lateral mantém a umidade da carne. Prefira pedaços de contrafilé com gordura uniforme. Antes do preparo, remova o “nervo” lateral que segue longitudinalmente na carne, se acaso ainda não tiver sido retirado.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Dica T-BONE



T-BONE:
É um corte especial de lombo, feito através de secções transversais do músculo com osso. O T-bone tem parte final do contra filé de um lado do osso e a parte central do filé mignon do outro. Também conhecido como Tibone ou T- Bone.
É uma carne muito saborosa, macia e entremeada de gordura. Fica ótima em bifes e churrascos, preparado na grelha.

ENTRECOTE:
Também conhecido como filé de costela, entrecote e charneira. Pode ainda ser chamado de bife ancho (espanhol), entrecôte (francês) ou cube roll (inglês). Este corte em especial, quando apresentado com osso, é chamado de bisteca ou chuleta.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Dica para churrasco!


Picanha:
A picanha é encontrada na parte traseira do boi e da vaca mas, a carne do boi é mais própria para o consumo por ser mais macia, portanto, uma boa picanha sempre vem de um belo boi. Extremamente macia e saborosa a picanha, se bem preparada, vai bem de todo jeito.

Contra filé:
O contra filé é um dos melhores cortes para filés e grelhados. Sua carne macia rodeada de fissuras e entranhas de gordura deixam-no muito rico em sabor e textura. Hoje em dia, com a divulgação das vantagens da carne grelhada em relação aos bifes feitos em chapas gordurosas, tem se dado muito destaque ao contrafilé.

Fraldinha:
Fraldinha é a carne que se localiza no manto protetor do abdômen de boi, uma região que possui o tipo de gordura que, quando aquecida, libera um caldo que, misturado ao sal grosso, fica uma delícia. Esse caldo de gordura penetra facilmente nas fibras musculares da fraldinha, por serem bem espaçadas. Um corte maravilhoso de carne que, quando preparado por quem sabe, deixa as pessoas boquiabertas com sua textura macia e paladar muito gostoso.