domingo, 22 de junho de 2008

Dica costela minga!



Também conhecida como capa do bife, é a parte inferior da caixa torácica do bovino, tendo portanto ossos mais finos e bastante cartilagem entremeada com gordura.A costela minga pode estar envolvida pelo matambre, facilmente reconhecido por sua cor rosada, e que deve ser retirado e preparado em separado. A costela ponta de agulha ou minga, como é conhecida e divulgada pelos gaúchos, é considerada a rainha das churrasqueiras por ser uma carne muito saborosa. É importante comprá-la em casas especializadas em churrasco para que venha cortada no tamanho certo e bem limpa. Pode ser churrasqueada inteira ou em pedaços, mas fica melhor quando assada inteira, no espeto ou na grelha.

domingo, 15 de junho de 2008

Churrasco misto!


Foto 1 - Espeto misto 40 cm pimentão vermelho, pedaços de frango sobre coxa, pedaços de picanha, pedaços de lombo suíno, 1/2 cebola, pimentão verde. Deixe aproximadamente 40 cm de altura em relação a "brasa".

Foto 2 - Costela assada ponta de agulha tipo "Fogo de Chão "
60 cm de distância da brasa, tamanho da costela 45 cm de comprimento e 20 cm de largura - peso aprox. 2.400 kg
Assado ao ponto na frente, costa e lateral e bom apetite!

sábado, 14 de junho de 2008

A carne de vitelo!




A carne de vitelo tem várias vantagens. É uma fonte valiosa de nutrientes, é tenra, magra, facilmente digerível e deliciosa.
Sua carne, tenra, rosada e com pouco teor de gordura, é mais delicada e tem características diferentes daquelas do animal adulto. Por isso, é preciso ficar atento às formas de preparo, que diferem um pouco da carne comum. Segundo os franceses da alta gastronomia, é recomendado usar métodos de cozimento úmido para manter a suculência, a maciez e o sabor da carne.

sábado, 7 de junho de 2008

Costela bovina!


Costela é a carne mais típica do churrasco. Para o churrasqueiro, churrasco é sinônimo de costela. Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro.

Importante:A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto.