quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carne de sol



Carne de sol: Acho que é a carne que mais como e que mais gosto também. Vai bem com tudo...

A técnica de salgar e desidratar a carne ao ar livre parece ter vindo dos países árabes, de clima semelhante ao nordestino, e chegou ao Brasil com os portugueses. Popularizou-se rapidamente nas regiões de pecuária e passou a fornecer o principal alimento de vaqueiros, principalmente pelo fato de conservar a carne por algum tempo numa época em que não havia geladeira
A carne-de-sol é um dos alimentos mais populares do Nordeste brasileiro. É uma carne salgada e seca ao sol e ao vento, o que mantém a coloração avermelhada.
Tradicionalmente, têm-se utilizado carnes da parte do dianteiro e traseiro do animal para o processamento de carne-de-sol.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Carne suína é a grande pedida!



A carne suína é a escolha mais inteligente de refeição para a forma como levamos a vida hoje. Há cortes de carne suína que têm muito, muito pouca gordura, além disso, a carne suína é uma ótima fonte de nutrientes essenciais e combina brilhantemente com uma enorme variedade de sabores e formas de preparo.

A carne suína é a proteína animal mais consumida no mundo “in natura” ou industrializada, ela sempre esta presente em nossos cardápios, pesquisas realizadas nos mostram que o consumidor é apreciador de seu sabor. A partir de 1980 o suíno começou a ser transformado, hoje ele perdeu em média 31% do seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol, através da utilização da genética, cruzamentos e utilização de animais superiores. O suíno moderno se alimenta com ração a base de milho e soja e é criado em sistemas de confinamento, “granjas” onde a higiene é imprescindível.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A maciez do file mignon!



Apesar de nunca ter saído de moda e continuar a ser usado na cozinha francesa clássica, o file mignon recupera o antigo prestígio e volta a conquistar inclusive os churrasqueiros que haviam deixado de utilizá-lo.

O File mignon é um dos cortes mais macios de carne bovina. Tem sabor suave e menos acentuado! No mundo todo esse corte e conhecido e apreciado por sua principal característica, a maciez incomparável de suas fibras. Usado em medalhões, escalopes, bifes, rosbifes, estrogonofes e fondues. Extremamente macia por não ter contato com as partes mais movimentadas do animal.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tecnologia frango de corte



Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura é considerada por muitos como a atividade mais dinâmica. A produção de carne de frango no Brasil é um importante setor do agronegócio, sendo que sua expansão, e a conquista e manutenção dos mercados consumidores está relacionada com a qualidade da carne produzida. Branca, saborosa, segura, de altíssima qualidade e barata. A carne de frango é hoje a mais competitiva do mundo e também a mais apreciada. Não é à toa que hoje o Brasil é o maior exportador mundial.

Certamente um passo a frente na melhoria da competitividade do frango brasileiro, frente aos demais concorrentes mundiais. Apesar das grandes barreiras comerciais, e a cadeia produtiva brasileira evolui bastante com base na tecnologia de produção industrial.