sábado, 27 de março de 2010

Churrasco tem que ter Picanha



A Picanha é originalmente um tipo de corte de carne bovina, está localizada na parte traseira do animal

Sabemos também que churrasco que é churrasco tem que ter Picanha Bovina. E não é à toa que ela já virou um clássico. Você também pode prepará-la no dia a dia e deixar o cardápio com ares de final se semana. Basta caprichar no tempero e assar no forno ou na grelha.

Dicas importantes para você saber quando for comprar a Picanha:

Cor da Carne
A embalagem à vácuo garante padrões excepcionais de conservação pois, mantém o produto sem contato com o oxigênio, responsável pela oxidação dos lipídios e gás necessário para o crescimento microbiano. No entanto, dentro da embalagem à vácuo a carne fica com uma cor um pouco mais escura, o que é natural e se deve a falta de contato com o oxigênio. Sua coloração voltará ao vermelho-cereja natural de carnes frescas alguns minutos após a abertura da embalagem. Preste atenção: nas carnes embaladas à vácuo, veja se o plástico está bem aderido à peça, caso não esteja isso indica que a embalagem não está bem vedada.

Amaciamento Maturação
A maturação é um processo enzimático natural de amaciamento da carne em condições de temperatura controlada. O tempo de maturação varia de 7 a 22 dias de acordo com o corte e o resultado pretendido. Períodos prolongados de maturação conferem, além da maciez, sabor e odor mais acentuados, que podem desagradar alguns consumidores. No Brasil não é comum maturar a carne por mais de 15 dias.

Gordura para cima
Sempre que possível, deve-se assar as carnes com sua própria gordura. No caso da picanha, deve-se começar assar a peça com a gordura para cima, para que a carne permaneça suculenta e macia, não perdendo sua umidade natural e nutrientes. No momento em que a carne 'encorpar ', vira-se a porção com a gordura para baixo, sempre deixando a peça na parte superior da grelha.

sábado, 20 de março de 2010

Dia do Churrasco



O Brasil é terra de muitas paixões, conhecidas mundialmente. Dentre as mais importantes temos o futebol, as praias, as belas mulheres e uma grande e especial paixão pela carne.

Atenção!!!
Agora acaba de ser instituído o “Dia do Churrasco”, toda 2ª feira, em casa ou nos restaurantes e churrascarias do Brasil

Como sabemos a carne bovina deve fazer parte da nossa alimentação. Além de ser saborosa, é saudável e é rica em nutrientes necessários para a nossa saúde. Por isso instituímos que Segunda Feira será o Dia do Churrasco, já que começamos a semana precisando de energia para o trabalho, esportes, estudos e outras atividades.

A CONTRIBUIÇÃO DA CARNE BOVINA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Saiba mais sobre este rico alimento com o texto completo.

Fonte.:www.sic.org.br/

sexta-feira, 19 de março de 2010

Carne de frango é saudável



Existe consenso por parte de consumidores, médicos e nutricionistas, de que a carne de aves é mais saudável que a carne bovina. Isso está associado ao fato de que a primeira contém menos gordura saturada, apontada como a grande responsável por problemas cardíacos. Ao contrário de outras carnes, a carne de aves possui pouquíssima gordura entremeada, sendo que a maior parte dela se localiza embaixo da pele. O frango é um alimento muito popular neste país, bem como no resto do mundo. O que não é surpreendente visto que é delicioso, nutritivo, e pode ser preparado de variadíssimas formas. Desde o frango frito ao frango de churrasco. Por isso, o consumidor aprendeu a retirar a pele do frango, geralmente após o preparo, uma vez que assar, cozinhar ou fritar a carne com pele deixa a mesma mais tenra e saborosa. O frango é apreciado e valorizado por pessoas de todas as idades bem como por tradições culinárias de diversas culturas.