quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Corte de carne bovina chamado de aranha!



Você sabia que o boi tem um corte de carne chamado de aranha? É retirada do traseiro na hora da desossa, na parte externa, aderida ao osso da alcatra, tamanho desse corte é praticamente do tamanho de um bife médio.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Comer muita carne vermelha faz mal



A alimentação é um assunto muito sério. Manter uma dieta saudável e balanceada não é nada complicado. Com algumas informações básicas, qualquer um pode aprender a equilibrar sua dieta e a obter, dessa maneira, uma vida mais saudável.

É recomendado por nutricionistas e profissionais de saúde o consumo de uma grande variedade de alimentos, pertencentes a todos os grupos alimentares. Assim, carnes, peixes, aves, produtos lácteos, legumes, vegetais, frutas e grãos devem compor nossa alimentação. Cada alimento tem uma gama de nutrientes essenciais, e o consumo equilibrado e variado deles assegurará uma dieta saudável.

Não podemos esquecer que a carne bovina é a preferida dos brasileiros e a mais consumida no país. É um ingrediente versátil, que permite inúmeras variações culinárias, e fonte importante de proteína, devendo fazer parte de uma dieta balanceada com os nutrientes dos demais grupos de alimentos. Compre sempre de produtores e fornecedores de confiança, para poder aproveitar o melhor da suculência e maciez dessa carne deliciosa.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Razões para comer carne de frango



O frango é um alimento muito popular neste país, bem como no resto do mundo. O frango é a primeira opção que nos vem à cabeça na hora de variar a carne durante a semana. E deve continuar sendo, pois além de ser rico em nutrientes (vitaminas e minerais), é fonte de proteína magra – se consumido sem a pele.

A carne do frango é rica em proteínas e a sua gordura é menos saturada do que a gordura da carne vermelha. A parte mais magra do frango é o peito.

A versatilidade da carne de frango é imensa, comporta variações e combinações de ingredientes, que levam a ótimas receitas. O que não é surpreendente visto que é delicioso, nutritivo, e pode ser preparado de variadíssimas formas. O frango é apreciado e valorizado por pessoas de todas as idades bem como por tradições culinárias de diversas culturas.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Benefícios da carne de porco



A carne suína, ao contrário do que muitos pensam, tem menos colesterol e gordura saturada que as outras carnes. Além de ser muito saborosa, é rica em nutrientes e oferece muitos benefícios para a saúde humana.

Excesso de gordura, alto colesterol e uma carne que transmite doenças. Esses são alguns dos conceitos que algumas pessoas têm ainda da carne suína, mas não passam apenas de mitos, pois atualmente o investimento em tecnologia na criação de suínos com menor teor de gordura, colesterol e calorias é alto. Através de grandes avanços obtidos pela suinocultura moderna. Pesquisas realizadas nos mostram que o consumidor é apreciador de seu sabor. A partir de 1980 o suíno começou a ser transformado, hoje ele perdeu em média 31% do seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol, através da utilização da genética, cruzamentos e utilização de animais superiores. O suíno moderno se alimenta com ração a base de milho e soja e é criado em sistemas de confinamento, “granjas” onde a higiene é imprescindível.



Qualidade! Escolha da carne:

A carne de boa qualidade se reconhece pela cor rosa pálido e pela textura bem firme, fina e elástica, sem excesso de umidade. A gordura que envolve a carne deve ter cor branca, com textura firme. Para obter uma carne suculenta e saborosa, é melhor selecionar carne suína com gordura entremeada. Na verdade, uma carne muito magra encolhe e resseca durante o cozimento.

Dica:

A carne suína é a escolha mais inteligente de refeição para a forma como levamos a vida hoje. Há cortes de carne suína que têm muito, muito pouca gordura, além disso, a carne suína é uma ótima fonte de nutrientes essenciais e combina brilhantemente com uma enorme variedade de sabores e formas de preparo

sábado, 1 de janeiro de 2011

Tem diferença entre Boi e Touro?



Existem sim diferenças entre os dois.
A principal delas é que o touro serve como reprodutor, já o boi é castrado para engordar devido ao abate.

Pode parecer estranho, mas a diferença entre um boi e um touro é simples. O boi é o macho da vaca que foi castrado e o touro é o macho que não foi castrado. A diferença é que o touro, cujos testículos estão intactos, é usado nas criações de gado bovino para cruzar com as vacas, aumentando o rebanho por meio da reprodução. Já o boi pode ser usado em serviços (como por exemplo, para arar a terra) ou como gado de corte etc.

A carne bovina por ser largamente consumida nas mais diversas partes do mundo, principalmente nos países de origem latina, é vendida em pedaços, bifes, moídas com as variantes de nomes dado a cada tipo de carne extraída de determinadas regiões do boi/vaca.