domingo, 27 de março de 2011

Congresso Internacional da carne 2011



Por sua posição no rebanho nacional, RS terá apresentação do Congresso Internacional da Carne

Ocupando o sexto lugar no ranking de produção pecuária brasileira, o Rio Grande do Sul responde por 7% das 205 milhões de cabeças do rebanho bovino nacional.

Somando-se suínos e ovinos, o Estado figura em segundo lugar, sendo que a Região Sul representa 48% do total dos três rebanhos. Esses dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram a importância da produção gaúcha e é devido a este cenário que o Congresso Internacional da Carne será lançado na Federação de Agricultura e Pecuária do RS, no dia 25 de março. Leia mais informações através do link abaixo.

Por sua posição no rebanho nacional, RS terá apresentação do Congresso Internacional da Carne » Notícia » Portal do Agronegócio

Corte da carne



Um dos segredos da carne está na maneira de cortá-la. O corte desajeitado é capaz de matar desde um futuro rosbife até um despretensioso bifinho caseiro.

A peça deve ser cortada sempre no sentido vertical e sempre a favor das fibras ou dos fios.

A carne nunca deve ser cortada diretamente no mármore da cozinha ou em cima de uma pia de aço inoxidável. A tábua de carne ainda é a base ideal. A faca deve ser de aço inoxidável, extremamente afiada e que somente deve ser usada para isso.

Como se faz isso? Basta posicionar a lâmina da faca em relação às fibras de modo que forme com elas um ângulo de 90 graus (sentido transversal). Esse procedimento garante que a faca faça o trabalho mais difícil (o de cortar as fibras), deixando ao dente o trabalho mais fácil (o de apenas separar as fibras).

Sebo bovino é transformado em biodiesel



A Minerva S.A., uma das empresas líderes no Brasil na produção e comercialização de carne in natura, boi vivo e seus derivados e que atua também nos segmentos de processamento de carne bovina, suína e de aves, inaugura nesta sexta-feira, sua primeira unidade de produção de biodiesel.Leia mais no link abaixo.

Sebo bovino é transformado em biodiesel | Jornal Correio do Brasil

domingo, 6 de março de 2011

Como organizar um churrasco para seus amigos!



Com toda certeza é possível afirmar que uma das melhores coisas do mundo é comer. No caso, comer bem. Uma comida gostosa, bem feita… Só de pensar dá água na boca.

Então! Nada melhor que um bom churrasco para reunir os amigos e familiares, mas para isso é preciso escolher e preparar as carnes com cuidado para que a reunião só traga boas recordações.

Em relação à quantidade de carne, recomenda-se de 400 a 600 gramas de carne para adultos e 300 gramas para crianças. Considere que além da carne seus convidados consumirão os acompanhamentos e aperitivos.

Os tipos de carne bovina mais comumente utilizados na realização do churrasco são: picanha, alcatra, maminha, fraldinha, costela e contra filé. Independente da carne, o melhor tempero é o sal grosso.