terça-feira, 31 de maio de 2011

Carne suína será tema do Congresso Internacional da Carne!



O Brasil possui mais de 38 milhões de cabeças de suínos, a maioria concentrada no sul do País, a maior região produtora. Tais números, levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentam o panorama brasileiro da produção dessa carne que foi destaque na mídia nos últimos dias desde que a China liberou a importação do produto de frigoríficos brasileiros. A novidade impactou na receita do País com as exportações de abril deste ano, que segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), teve aumento de 10,66% nos preços em relação ao mesmo período no ano passado.

Como atividade que vai se consolidando no mercado de carne brasileiro, a cadeia da produção de suínos será tema de discussão e palestra do Congresso Internacional da Carne, que será em Campo Grande/MS, nos dias 7, 8 e 9 de junho. Leia mais informações sobre esse artigo, através do link abaixo.

Noticias CREA-MS

domingo, 22 de maio de 2011

Dicas de como preparar o fogo de um churrasco!



Definição - O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.

Um churrasco de categoria inicia com um fogo feito a capricho, pois apesar do valor do churrasqueiro, “quem assa o churrasco é o fogo”.Parece óbvio, mas não é não! Pouca gente cuida do fogo com a devida atenção. Muitos entendem o fogo como coadjuvante, que é só jogar o carvão, despejar álcool, tacar fogo a moda bicho e achar que o fogo se resolve solito no mas*. Nananina não! O trato carinhoso com as brasas é fundamental.

1. Carvão – existem vários tipos, sendo que os melhores são aqueles feitos de eucalipto, madeira densa, que não produz cheiro e pouco pó, rende mais que outros tipos; há ainda quem prefira fazer churrasco com lenha, que com certeza deixa um gosto característico e saboroso na carne

2. Para acender o fogo, não deixe para fazer isso na última hora. Acenda uma hora antes, para o carvão atingir o ponto certo, em brasa. Pegue um guardanapo de papel, molde uma ‘tacinha’ usando dois dedos e torcendo a ponta. Faça uma cavidade na pilha de carvão e ajeite o papel. Encha com um pouquinho de óleo de cozinha e acenda. O fogo vai pegar no óleo e escorrer para dentro do carvão, fazendo um fogo fácil, limpo e garantido. Mantenha distância para não se queimar e nunca deixe as crianças por perto

3. A brasa é linda, mas traiçoeira: pode apagar ou, se pingar gordura derretida, virar labareda e queimar as carnes do churrasco.

4. Para apagar o fogo de vez, use as cinzas do churrasco anterior.

5. Para reavivar a chama, basta mexer um pouco com um pedaço de pau, que a cinza cai e a brasa fica mais forte.

6. Para controlar o calor, espalhe as brasas na base da churrasqueira, diminuindo sua temperatura, ou então as junte ou as amontoe para aumentar o calor.

domingo, 15 de maio de 2011

O que é carne orgânica?



A carne orgânica certificada é uma carne produzida a partir de um sistema produtivo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Este sistema produtivo passa por auditoria e certificação, garantindo que carne é produzida da maneira mais natural possível, isenta de resíduos químicos e com preocupação socioambiental.

Qual a diferença entre a carne orgânica e a tradicional?
Na aparência, a carne orgânica assemelha-se às carnes bovinas convencionais encontradas facilmente nas casas de comercialização. A diferença está no modo de produção, que garante um produto de qualidade muito superior.

Quais as vantagens para a saúde?
Ao adquirir carne orgânica certificada, o consumidor tem a garantia de que está levando para casa um alimento completamente isento de resíduos químicos, pois a carne é produzida da maneira mais natural possível, com os animais sendo tratados principalmente com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, vacinados e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos. O processo de produção desta carne diferenciada garante o consumo de um alimento seguro e saudável.

Quais as vantagens para o meio ambiente?
A carne orgânica é produzida em fazendas de criação de gado certificadas, que seguem normas rígidas de certificação orgânica, que determinam um sistema de produção ambientalmente correto.

Estas normas exigem primeiramente que os produtores cumpram a legislação ambiental, o que garante a proteção das áreas naturais obrigatórias que devem existir dentro de uma propriedade rural, tais como as matas nas beiras dos rios.

Além do cumprimento da legislação ambiental, a certificação exige a proteção de nascentes e de corpos d`água, proíbe a utilização de fogo no manejo das pastagens, e por ser um sistema que proíbe o uso de agrotóxicos e químicos, evita a contaminação do solo e dos recursos hídricos localizados dentro da unidade produtiva. Leia mais informações sobre esse artigo, através do link abaixo.

WWF Brasil - O que é carne orgânica?

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Suculência da Carne!

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, preparar uma carne assada bem suculenta não é só tarefa para experts. Experiências daqui e dali me ensinaram a forma certa de selar a carne para fazer um belo churrasco usando só o sal grosso.



Você pode assar vários tipos de carne ao mesmo tempo, mas o ideal é assar uma de cada vez, pois fica mais fácil controlar as peças até ficarem prontas.Para deixar a carne suculenta, sem ficar seca e sem caldo, antes de colocar o sal grosso grelhe levemente as duas faces da peça, colocando-a por dois minutos sobre a grelha. retire-a da churrasqueira, deixe esfriar um pouco e, só então, coloque o sal. Isso porque o sal suga o caldo de dentro da carne, ressecando-a. Mas, se você der uma grelhada antes, evitará que isso aconteça. Ou seja, você vai ‘selar’ a carne.Leia mais informações sobre essa dica, através do link abaixo.

apceconsultordecarnes7: Suculência da carne!

domingo, 1 de maio de 2011

SCGás estuda o aproveitamento do biogás no Oeste



A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) juntamente com a Sadia e a Biogastec do Brasil, assinaram, nesta terça-feira (26), em Concórdia, o protocolo para o desenvolvimento de projetos de aproveitamento de biogás a partir de dejetos de suínos.

A proposta consolida a parceria para realização de estudos da viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental de projetos de aproveitamento dos dejetos nos municípios de Faxinal dos Guedes e Concórdia.

O presidente da SCGás, Altamir José Paes, acredita que a iniciativa pode mudar a realidade da suinocultura. "O Estado tem potencial para produzir diariamente quantidade siginificativa desse tipo gás, já que possui mais de 7,5 milhões de cabeças de suínos" O principal desafio segundo Paes é a organizar as granjas, que ainda não são adaptadas para reaproveitar os dejetos.

Granja Modelo

O projeto inicial será desenvolvido na granja modelo da Sadia em Faxinal dos Guedes, onde atualmente estão alojados 26 mil suínos, que produzem um volume diário estimado de 315 metros cúbicos de dejetos.

Com o sistema em funcionamento, a estimativa é produzir anualmente quatro milhões de metros cúbicos de biogás, além de 110 toneladas/ano de biofertilizante, (fertilizante de origem orgânica, 100% natural).Leia mais informações sobre esse artigo, através do link abaixo.

Agronegócio | Economia SC - A Informação que dá resultado