sábado, 19 de maio de 2012

Receita Prática - Carne moída

Receita básica, mas deliciosa! Escolhi a carne moída porque ela pode nos acompanhar em vários pratos. Receitas com carne moída são sempre uma boa. Dá para fazer um monte de coisas com esse negócio o que salva a vida de muitos por ai. A carne moída é prática e bastante econômica, se for comparada às outras peças de boi. Você pode usar a carne moída em muitas receitas e a maioria delas é fácil e rápida de fazer.

O preço da carne moída é uma vantagem. Sem falar que ela também é prática para cozinhar. Quem não quiser ter muito trabalho na cozinha pode optar por pratos rápidos com carne moída. É só escolher uma receita e caprichar no preparo.

domingo, 13 de maio de 2012

Medalhão de mignon

Cortes especiais...

Neste vídeo a Chef Tâmara Rolim prepara um medalhão de mignon ao molho de cottage na ciabatta. Harmonia neste dueto carne-pão que vai deixar você com água na boca. Acesse!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cuisson - Rosbief

Fim de semana chegando e uma boa receita para aquele almoço em família é o um rosbife. Roast beef é um termo inglês que significa carne assada. Esse termo foi se abrasileirando até se transformar em rosbife no Brasil. Um tradicional rosbife deve estar quase cru por dentro, mas sua área externa bem cozida. Geralmente é servido frio acompanhado de salada de batatas e arroz.

Prato simples e muito apreciado em todo o mundo. Muitos usam o coxão mole ou lagarto para fazer essa carne, mas o Filet Mignon é bem mais macio e tem as fibras mais soltas, tornando o rosbife ainda mais bonito.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Pato Assado

Muito apreciado em toda a França, a carne de pato ainda encontra resistência no Brasil. Mas graças ao empenho dos chefs de cozinha e criadores, isto está mudando. "Quando cheguei para trabalhar em São Paulo, em junho do ano passado, este foi um dos meus problemas, encontrar um bom fornecedor de patos", conta Pascal Valero, chef francês do Eau, no Grand Hyatt São Paulo. "O pato da roça tem a carne dura e é este que os brasileiros conhecem e rejeitam", afirma. A chef Bel Coelho, do Madelleine, tem ainda outra hipótese: "Devemos considerar que, além do pato não ser tradicional no Brasil, seu sabor forte e peculiar agrada um publico mais específico."

 "A carne do pato fica mais saborosa com frutas e faz um casamento perfeito com maçã, pêra e uvas frescas. Fica maravilhoso também com as jabuticabas brasileiras", acrescenta Uzan. Para Arno, a combinação perfeita é com maçãs. "É a fruta que mais combina com a carne de pato", afirma. Fabian completa explicando que a carne de pato tem um sabor forte e as frutas dão um contraste, deixando-a mais saborosa. Bel explica que devido ao alto teor de gordura desta ave, há muitas criações com frutas, pois elas harmonizam a acidez. "O pato com laranja tornou-se um clássico justamente por esse motivo, mas nada nos impede de usar outros ingredientes, como gengibre ou raiz forte, para criar combinações que também funcionam."

Além do pato da roça, Sodré frisa que a idade também interfere na textura da carne. "Pato velho tem carne dura", diz. Pascal Valero concorda, comparando a carne do pato novo com a da tenra vitela (bezerro). A criadora Florance Mari Vanderbeek, do patário Chez Pierre, explica que são vários os fatores, mas o principal seria mesmo a idade errada do abate. "O pato é ainda um desconhecido do brasileiro, talvez porque a ave é criada de maneira incorreta em muitos sítios e é abatida muito velha, com cerca de cinco anos". Pior ainda. Segundo Bel Coelho, no Brasil vendeu-se muito marreco no lugar de pato, o que resultou neste medo de comer carne dura. "Além disso, o preparo deste animal é especifico e requer algumas técnicas para um bom resultado", completa.

Uma verdadeira especialidade, uma das boas razões para visitar beijing !!! só a arte de desmanchar o pato é já por si ''meia-refeição'', um ritual ímpar ; acrescente-se-lhe o sabor único e um preço final irrisório.