segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Seja um expert em Churrasco

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que, a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.

Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira, no chamado moka'em, um antepassado do atual churrasco. A carne defumada desse modo se conservava apta para o consumo durante longo tempo.

Com o tempo, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.

Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.

A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante que é utilizado como complemento alimentar do gado.

A partir dali o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.

O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos vaqueiros, conhecidos pelo termo latino gaúchos, que se transformou na denominação dos cidadãos nascidos no estado do Rio Grande do Sul.

As pessoas adoram um churrasco porque esse é o método mais simples de assar a carne: basta espetar ou colocá-la na grelha e esperar que fique pronto. Essa técnica tem um apelo quase que instintivo, uma vez que é usada desde a descoberta do fogo. Todo churrasco tem um sabor especial, mas nenhum churrasco é igual ao outro. Um churrasco é sempre diferente do outro. Cada fogo acendido é levemente diferente de qualquer outro. Isso significa que é preciso prestar atenção, interagir com o fogo e com a carne que se está preparando. O processo não envolve apenas o ato primitivo de brincar com o fogo, mas é um jogo que se mostra diferente a cada vez. Leia mais no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Churrasco

Domine a Churrasqueira a partir de hoje... Seja um expert em Churrasco, descubra aqui todos os segredos para fazer um delicioso churrasco, desde a compra da carne, cortes, assar e servir...

Recado! Quer fazer bonito na turma? Saiba tudo sobre aquilo que o brasileiro mais gosta, fazer CHURRASCO! Há mais de 50 anos no ramo das carnes, posso dizer que além de gostar muito disso, eu entendo do assunto. Já se foram mais de 100 palestras ensinando pra galera os melhores truques desde a compra das carnes até como servir a mesa. E claro, sempre servido de muita comida. Abraços, István Wessel....