domingo, 16 de outubro de 2016

Carnes Nobres

Sempre é bom conhecer os cortes da carne, especialmente se você fica sempre em dúvida sobre qual levar.

Os conceitos de “carne de primeira” e “carne de Segunda” são amplamente difundidos hoje no Brasil. Esta classificação já dá uma idéia sobre as características a esperar daquele corte de carne bovina, porém para muitos há também uma percepção implícita de que a “carne de Segunda” seja uma carne de qualidade inferior, não tendo a capacidade de produzir pratos macios e saborosos. Muitos acabam preferindo cortes de “primeira” até mesmo por desconhecimento de outras formas de preparo de carne além de um simples bife. Portanto, muitas vezes comete-se a injustiça de preterir a segunda alternativa enobrecendo a primeira, num ato “chique” de consumir filé mignon muito macio, mas muitas vezes com sabor não tão acentuado quanto um ossobuco.

Tanto a chamada carne de primeira quanto a carne de segunda podem produzir excelentes pratos, macios e saborosos. Tudo se resume a conhecer a melhor forma de preparar cada corte, pois toda carne pode ficar macia quando corretamente preparada. O osso também não deve ser desprezado, pois é um ingrediente com excelentes propriedades culinárias e que pode acentuar o sabor dos pratos.

sábado, 10 de setembro de 2016

Especialização em Cozinha Brasileira - Cerrado Carnes

Como precursor no ensino do fazer e do pensar gastronômico no país, o Senac São Paulo se preocupa com a capacitação técnica, ao mesmo tempo em que estimula o olhar crítico sobre a alimentação. Com isso, prepara profissionais aptos ao desafio de consolidar e multiplicar o conhecimento específico sobre o produzir, o cozinhar e o comer. Ao incentivar a reflexão conjunta entre academia e mercado, a instituição ultrapassa a barreira do pensamento empírico e colabora para a construção de novos horizontes e cenários mais justos para o setor..http://goo.gl/Vf5YRp.



sábado, 25 de junho de 2016

Teste cego: Carnes

Você conhece os vários tipos de carne? Carne, Ourofino Saúde Animal, teste cego, tipos de carne, carnes para churrasco!

A qualidade da Carne Marmoreio

Acumulação de gordura na carne! Marmoreio é a gordura entremeada nas fibras da carne (gordura intramuscular). E recebe esse nome justamente pela sua aparência similar a da pedra de mármore. http://elevenbrazil.com/news/?p=82

O marmoreio é o nome dado ao aspecto de carne bovina com gordura intramuscular. São traços brancos (gordura) em meio ao vermelho das fibras musculares: http://vilabeef.com.br/esclarecendo-o-marmoreio-na-carne-bovina-carnedeaaz-10/ 

Por muito tempo o marmoreio da carne foi um critério importante na sua aquisição por parte do consumidor. Hoje, na busca por produtos light, houve uma pequena redução na busca por carnes marmorizadas..

O marmoreio está relacionado com as características sensoriais da carne, que podem ser percebidas pelo consumidor. Isso porque garantem a sensação de suculência da carne à mastigação.

Muitos fatores influenciam o grau de marmoreio da carne bovina: idade, sexo, raça, alimentação animal. Animais mais velhos, mais pesados, fêmeas e castrados têm maior grau de marmoreio.

Muito se fala em qualidade, mas você sabe quais são as características que atendem ao paladar – cada vez mais exigente - dos consumidores de carne bovina? Já ouviu falar em marmoreio?

domingo, 1 de maio de 2016

Vinho combina com churrasco?

Apesar de a maior parte dos brasileiros preferir cerveja na hora de acompanhar o churrasco, os vinhos também são uma ótima opção para harmonizar com carnes na brasa.

Dificilmente vai encontrar um... Por que não aproveitar os bons ventos e aprender a harmonizar a carne com o que vai servir na taça? Faça bonito e aproveite a despedida do final de semana com tudo! Leia mais https://sonoma.com.br/explorar/seja-um-craque/churrasco-harmonizacao-vinho-carne-comer-beber-dica 

Neste vídeo o enófilo Carlos Cabral surpreende ao sugerir o vinho para acompanhar o churrasco. Ele sugere quais vinhos tomar e de que forma para que sua carne na brasa seja degustada da melhor forma Que tal um churrasco, feito como se deve e nas melhores das tradições argentinas, com um Vinho Malbec e Pinot Noir Trapiche, assista, deguste e compartilhe!



domingo, 27 de março de 2016

Receita Bananinha Bovina

Hoje é dia de um dos cortes favoritos de quem ama churrasco, a bananinha! Parte da costela, é cheia de sabor e perfeita para começar o churrasco, já que as peças são rapidinhas de fazer e ficam ótimas laminadas como aperitivo. http://www.feed.com.br/receitas/bananinha-na-grelha/ 

A bananinha é a carne de entre as ‘ripas’ da costela bovina.

A Chef Angelita Gonzaga traz todo o sabor da culinária tropeira caipira com sua receita de bananinhas de Filé e lascas de Pernil ao molho de pimentões. Um prato perfeito para harmonizar com a Reserva 51 e trazer sensações nunca sentidas antes pelo seu paladar. Assista e faça você também:



sábado, 27 de fevereiro de 2016

Carpaccio de Carne de Novilho

Hoje vamos falar de um prato que é uma delícia para você aproveitar nesse verão!

O Carpaccio é um prato que remete a algo fino e saboroso, porém algumas pessoas torcem o nariz, quando falamos que é carne crua.

O prato quando bem preparado tem um sabor inconfundível e deixa sempre um gostinho de quero mais. A carne em finas lâminas é excelente para servir como antepasto, para minha surpresa o carpaccio harmoniza com vinhos brancos, o que é ótimo para o verão.

A escolha deve ser por um vinho que combine com a acidez dos molhos e do azedinho da rúcula quando adicionada, dando assim realce tanto para o vinho, quanto para o prato.

Uma delícia e claro uma opção muito saudável e refrescante para esses dias de calor!!!

Com certeza um clássico prato de verão, mas que adoramos em todas as épocas do ano!

Carnes especiais! Como fazer carpaccio de carne de novilho, veja no vídeo receita de Gonçalo Mourão

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Churrasco de Cordeiro French Rack

Aprenda como fazer esse delicioso corte no seu churrasco.

Acompanhe as dicas dos profissionais da VPJ e convidados para um bom churrasco!

Angus Shoulder e Hambúrguer

Aprenda como fazer esse delicioso corte no seu churrasco.

Acompanhe as dicas dos profissionais da VPJ e convidados para um bom churrasco!


Angus Country Rib

Aprenda como fazer esse delicioso corte no seu churrasco.

Acompanhe as dicas dos profissionais da VPJ e convidados para um bom churrasco!


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Pontos da Carne (ou como fazer o bife perfeito)

Para obter uma carne lindamente macia e suculenta, é preciso criar uma crosta em torno do filé.

Mais tradicionalmente conhecida como Selada, ela tem sua superfície cozida e seu interior levemente aquecido, é o ponto preferido dos amantes de carnes vermelhas, sua estrutura interior é totalmente mantida, é o ponto mais macio da carne; Sua temperatura não deve passar de 50ºc.

A carne Mal Passada, sua superfície fica bem grelhada e seu miolo ainda consegue manter a estrutura original, mantendo grande parte do seu suco e o vermelho vivo; O tempo da sua cocção varia entre 2 a 3 minutos de cada lado; Sua temperatura deve atingir em torno de 52 a 55ºc.

Ao Ponto: A tradicional, quando você vai no restaurante e o garçom não te pergunta nada, você também não se manifesta sobre o ponto da carne, pode esperar que ela virá “Ao Ponto”; Essa trata-se de uma carne com a superfície linda, com uma cor caramelizada, seu interior ainda é levemente rosado, toda a sua estrutura já foi modificada, uma carne mais firme. Sua temperatura varia entre 60 a 65ºc.

Bem Passada: Sua superfície estará torrada, seu interior opaco, sem vida, todo o suco da carne já se foi, você perdeu aproximadamente 10 minutos esperando por essa carne ressecada e dura… agora só lhe resta saber que nunca pode deixar o interior dela chegar a 70ºc.

Neste vídeo, Isadora ensina como acertar os pontos da carne: mal passada, ao ponto e bem passada.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Missão abiec

Carne bovina brasileira - Missão abiec

Defender os interesses do setor exportador de carne bovina nos âmbitos nacional e internacional.

Engendrar esforços para a redução das barreiras comerciais tarifárias e não-tarifárias e promover os produtos brasileiros e a imagem do País no exterior com vistas à abertura e consolidação de mercados.

Garantir a representação do setor nos fóruns nacionais e internacionais de modo a influenciar a tomada de decisões e o processo normativo e legislativo que afetam o comércio internacional de carnes bovinas.

Promover a carne bovina brasileira através do Programa de Marketing "Brazilian Beef", por meio da participação em feiras, realização de workshops, e quaisquer eventos que venham a auxiliar na disseminação da marca pelo mundo, para que o Brasil se consolide no topo do ranking mundial de exportadores de carne bovina. Leia mais http://www.abiec.com.br/

sábado, 23 de janeiro de 2016

Bolovo!

O bolovo andou um tempo sumido, difícil de ser encontrado. Nos últimos tempos, porém, o salgado vem reconquistando o paladar do paulistano. Estabelecimentos da cidade voltaram a oferecer o quitute, preparado com ovo cozido envolto em carne moída.

Quem ainda não sabe o que é bolovo? E como preparar esse quitute? Trata-se de um salgadinho muito popular nos botecos brasileiros, preparado com carne moída e ovo cozido. Esse petisco tornou-se muito popular devido ao fato de ser crocante por fora e macio por dentro. Não perca mais tempo e aprenda já a receita de bolovo, frito e assado!

Quer preparar a mistura da refeição de um jeito diferente? Que tal uma receita fácil que fica pronta em apenas meia hora? Economia de tempo e sucesso garantido na cozinha!

Bolovo ou Ovo Escocês é um prato delicioso, porque leva três ingredientes de sucesso na cozinha: bacon, carne e ovo.