segunda-feira, 26 de maio de 2008

No cardápio carne de frango!



O consumo mundial da carne de frango duplicou nos últimos 15 anos. No Brasil, é uma das mais utilizadas depois da carne de boi. Isso se deve a vários fatores, incluindo preço e facilidades de distribuição. Além disso, essa carne se presta a vários tipos de preparo, desde o frango assado de domingo até aos sofisticados pratos da culinária francesa. As suas características culinárias reúnem os requisitos alimentícios da sociedade moderna. A carne de frango contém pouca gordura e é fácil de digerir, o que a torna recomendável tanto para jovens como para idosos. Possui a vantagem de ser uma carne branca e macia, com pouco teor de gordura. Os cortes de frango light são uma alternativa saudável para um cardápio com pratos leves e saborosos.

sábado, 17 de maio de 2008

O melhor da carne bovina!



Na busca do melhor os cortes especiais representam o futuro do mercado de carne bovina e exemplifica a situação. A longa trajetória do produto, desde as tradicionais encomendas em açougues para o churrasco de final de semana, a posterior criação de butiques de carne e, finalmente, as vendas de cortes especiais em supermercados, mostram novo mercado em ascensão no Brasil e no mundo.

A importância da inspeção na carne!



O Serviço de Inspeção Federal - SIF faz parte de uma organização governamental do Brasil, subordinada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Esse serviço público federal atua na fiscalização permanente das industrias que realizam comércio interestadual e internacional e é realizada por médicos veterinários oficiais qualificados que promovem a inspeção dos animais e seus derivados durante todo o processo de fabricação, fiscalizando e garantindo a sanidade animal e as condições higiênicas e sanitárias, objetivando proteger a saúde do consumidor.

Atualmente, no Brasil, após a promulgação da lei federal nº 7889, de 23 de novembro de 1989, existem três competências legais nas quais se exercem os serviços de inspeção de produtos de origem animal. São as seguintes:

A) Serviço de Inspeção Federal: registram-se nesse serviço os estabelecimentos que comercializam produtos entre Estados e/ou para exportação;
B) Serviço de Inspeção Estadual: nesse serviço são registrados os estabelecimentos que comercializam produtos para outro município;
C) Serviço de Inspeção Municipal: são registrados nesse serviço os estabelecimentos que comercializam produtos dentro do município.


terça-feira, 13 de maio de 2008

Para churrasco é a melhor!



Picanha: Carne símbolo de todos os churrascos!

"Um bom churrasco começa pela compra da carne. A picanha deve ter uma uniformidade na camada de gordura. A gordura deixa a carne mais saborosa e suculenta, além de ser um indicador, pois a carne tende a ser mais macia."

sábado, 10 de maio de 2008

Absorvente para carnes!

Produtos que proporcionam conveniência e higiene para o Consumidor de Alimentos no Varejo.

O consumidor de hoje, consciente da qualidade, procura produtos frescos, principalmente ao escolher carnes, peixes ou aves. Resulta assim da maior importância, a comercialização das carnes em embalagens que realcem esta aparência de produto fresco e atraente, completamente livre dos desagradáveis excessos de umidade ( sucos expelidos naturalmente pelas carnes),mesmo quando o produto estiver em cortes .



Pontos positivos:
  • Mantém a carne fresca por mais tempo
  • Reduz a re-embalagem
  • Mantém os displays mais limpos.
  • Satisfaz os Clientes.
  • Absorve e retem mais sucos sem desidratar
  • A carne mantém a aparência fresca e suculenta por mais tempo

Corte de carne pacú!


Pacú

É um corte do vazio ou fraldinha. Também conhecido como bife do vazio, é chamado de bife de vacio (espanhol), bavette de flanchet (francês) e flank steak (inglês).

domingo, 4 de maio de 2008

Dica para um churrasco!



A qualidade da carne é fator fundamental para o sucesso de sua receita.

É importante saber escolher, seja no açougue ou no mercado. Difícil imaginar maneira mais gostosa de receber amigos do que em volta de uma churrasqueira, com bebidinhas rolando e o papo correndo solto. Se você não chega a ser um expert, nenhum problema. Churrasco é ritual de regras simples, que só exige alguns cuidados e paciência. As regras, nós ensinamos. O talento e a companhia são com você amigos. Então vai ai dicas para um bom churrasco!

A carne deve ser selada, ou seja, tostada rapidamente em toda a superfície para que os sucos permaneçam nela.
Comece a grelhar a carne na parte mais quente da churrasqueira, tostando de todos os lados. Depois, na parte do braseiro menos intenso, asse-a até chegar ao ponto desejado.
A gordura, principalmente no caso da picanha, fica para cima. Só no fim é que deve ser virada para derreter.
Para descobrir o ponto da carne sem cortar, pressione-a com as costas de um garfo. Regra geral: quanto mais macia, menos passada; quanto mais firme, mais passada.
Nas carnes em postas, não saia do lado da churrasqueira em hipótese alguma. Se descuidar, passa do ponto.
A brasa é linda, mas traiçoeira: pode apagar ou, se pingar gordura derretida, virar labareda e queimar a carne.
Para apagar o fogo de uma vez e rapidinho, use as cinzas do churrasco anterior.
Para reavivar a chama, basta mexer um pouco com um pedaço de pau, que a cinza cai e a brasa fica mais forte.
Carnes marinadas devem ser regadas com o molho do tempero durante o preparo. As que forem temperadas com sal grosso devem ter o excesso removido antes de serem colocadas na grelha.
Lembre-se, não salgue carnes com antecedência. O sal pode passa do ponto, tornando a carne mais seca e dura.