
A carne suína, ao contrário do que muitos pensam, tem menos colesterol e gordura saturada que as outras carnes. Além de ser muito saborosa, é rica em nutrientes e oferece muitos benefícios para a saúde humana.
Excesso de gordura, alto colesterol e uma carne que transmite doenças. Esses são alguns dos conceitos que algumas pessoas têm ainda da carne suína, mas não passam apenas de mitos, pois atualmente o investimento em tecnologia na criação de suínos com menor teor de gordura, colesterol e calorias é alto. Através de grandes avanços obtidos pela suinocultura moderna. Pesquisas realizadas nos mostram que o consumidor é apreciador de seu sabor. A partir de 1980 o suíno começou a ser transformado, hoje ele perdeu em média
31% do seu nível de gordura,
14% de calorias e
10% de colesterol, através da utilização da genética, cruzamentos e utilização de animais superiores. O suíno moderno se alimenta com ração a base de milho e soja e é criado em sistemas de confinamento, “granjas” onde a higiene é imprescindível.
Qualidade! Escolha da carne:A carne de boa qualidade se reconhece pela cor rosa pálido e pela textura bem firme, fina e elástica, sem excesso de umidade. A gordura que envolve a carne deve ter cor branca, com textura firme. Para obter uma carne suculenta e saborosa, é melhor selecionar carne suína com gordura entremeada. Na verdade, uma carne muito magra encolhe e resseca durante o cozimento.
Dica:A carne suína é a escolha mais inteligente de refeição para a forma como levamos a vida hoje. Há cortes de carne suína que têm muito, muito pouca gordura, além disso, a carne suína é uma ótima fonte de nutrientes essenciais e combina brilhantemente com uma enorme variedade de sabores e formas de preparo