domingo, 31 de maio de 2020

Cozinhar e a arte de traduzir em sabor!

Assim como acontece com qualquer outro prato, uma boa receita deve ser muito bem planejada, utensílios, temperos, antes de ser executada. Isso significa pensar em todos os detalhes que serão necessários para que essa receita seja um verdadeiro sucesso.

Qual melhor carne para bife na frigideira?

Você precisa escolher como quer os bifes. Se você quer fazer um bife baixinho, as carnes mais indicadas são alcatra, contra filé, coxão mole, patinho, maminha e fraldinha por exemplo. Para fazer um bife mais alto, miolo de alcatra é uma boa pedida. O filé mignon e o contra filé funcionam muito bem para os dois casos.

Como fazer bife macio e saboroso?

Use a maior boca do fogão na temperatura mais alta e só coloque o bife na frigideira quando a gordura estiver bem aquecida. Esse é o segredo para fazer a crosta do bife e deixá-lo bem suculento. Depois que a carne estiver na frigideira, não a mova ou fure. Isso evitará que ela seque e perca toda a suculência.

São nos pequenos detalhes que descobrimos grandes significados. Cozinhar e a arte de traduzir em sabor o mais nobre sentimento.

sábado, 23 de maio de 2020

Costela de Cordeiro no Churrasco!

Churrasco de cordeiro é uma iguaria no Brasil. O brasileiro aprendeu a fazer o churrasco à maneira de cada região, mas sempre mantendo a premissa da boa mesa, da carne macia e da união entre amigos.

Costela de cordeiro, corte de preparo lento que pode ser feito com as mesmas técnicas utilizadas na costela bovina para dar um belo sabor. Aventure-se no comando da churrasqueira e experimente fazer uma costela de cordeiro só no sal triturado, fica uma delicia!

O cordeiro é uma carne macia e saborosa, pois é o cordeiro jovem. A sua procura tem sido cada vez maior. A carne de cordeiro é mais delicada que a de gado bovino, por isso, o ideal é ser assada em temperaturas brandas, sobre brasa sem chamas.

A costela inteira do cordeiro que dá um assado espetacular, entre os ensinamentos! A dica importante de como limpar a costela, limpeza correta da peça de carne é fundamental para um bom churrasco. Veja!

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Como Preparar Aranha no Churrasco!

Aranha bovina não é da alcatra e sim do coxão mole! Localizado na parte traseira do boi, a aranha do coxão mole é uma carne macia e muito versátil. A aranha não é o mais conhecido dos cortes bovinos, o que é uma pena, pois é uma carne muito saborosa, com fibras curtas e macias que rende excelentes, assados, ensopados, picadinhos, milanesas, bifes finos e enrolados e também pode ser moída para refogados e molhos.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Churrasco de Mollejas!

Molleja bovina ou (glândula do Timo), uma iguaria! Muito saborosa, macia, ótima para aperitivo preparado na grelha ou chapa/frigideira. É só grelhar/fritar. O sal pode ser colocado nela crua, logo no momento que vai para a grelha ou então logo que estiver pronta, antes de comer. Pingar um pouco de limão fica bom também, é uma opção. Este prato é muito tradicional no sul do continente, principalmente Uruguai e Argentina.

O timo, é uma glândula localizada no pescoço do boi, com textura delicada e sabor adocicado. Para prepará-la, primeiramente devemos limpá-la, retirando a membrana que envolve a carne e o excesso de gordura que há nas laterais. Essa glândula, é uma parte do boi comumente utilizada em asados (“churrasco”) na Argentina, no Paraguai e no Uruguai.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Flat Iron: como fazer a carne que é tão macia quanto o filé mignon!

Conheça o Flat Iron, a carne que é a nova sensação entre os consumidores brasileiros Foi-se o tempo em que os amantes de carne buscavam apenas os cortes considerados convencionais e “de primeira”, como a picanha e o filé mignon. De acordo com os especialistas, chefs e proprietários de açougues premium (onde o processo de produção é bastante cuidadoso), cada vez mais os consumidores procuram cortes da parte dianteira do boi. Por isso, esqueça o mito de que eles só servem para o preparo na panela, após muito cozimento.

Um corte do dianteiro bovino tão macio quanto filé mignon e concorrente da picanha.

O Flat Iron Steak é um corte bovino do dianteiro, retirado da paleta. Mais precisamente, é retirado da raquete ou sete da paleta, o nome brasileiro do corte. Nos EUA, o nome da raquete é 'shoulder'. Sua maciez e sabor são demais, inclusive, é o corte mais macio entre todos os outros, fica atrás somente do Filé mignon.

Considerado pelos experts como o melhor corte do boi, ele é ideal para o preparo em grelhas e chapas, pois seu cozimento deve ser rápido destacando sua maciez e suculência.