sábado, 27 de março de 2010

Churrasco tem que ter Picanha



A Picanha é originalmente um tipo de corte de carne bovina, está localizada na parte traseira do animal

Sabemos também que churrasco que é churrasco tem que ter Picanha Bovina. E não é à toa que ela já virou um clássico. Você também pode prepará-la no dia a dia e deixar o cardápio com ares de final se semana. Basta caprichar no tempero e assar no forno ou na grelha.

Dicas importantes para você saber quando for comprar a Picanha:

Cor da Carne
A embalagem à vácuo garante padrões excepcionais de conservação pois, mantém o produto sem contato com o oxigênio, responsável pela oxidação dos lipídios e gás necessário para o crescimento microbiano. No entanto, dentro da embalagem à vácuo a carne fica com uma cor um pouco mais escura, o que é natural e se deve a falta de contato com o oxigênio. Sua coloração voltará ao vermelho-cereja natural de carnes frescas alguns minutos após a abertura da embalagem. Preste atenção: nas carnes embaladas à vácuo, veja se o plástico está bem aderido à peça, caso não esteja isso indica que a embalagem não está bem vedada.

Amaciamento Maturação
A maturação é um processo enzimático natural de amaciamento da carne em condições de temperatura controlada. O tempo de maturação varia de 7 a 22 dias de acordo com o corte e o resultado pretendido. Períodos prolongados de maturação conferem, além da maciez, sabor e odor mais acentuados, que podem desagradar alguns consumidores. No Brasil não é comum maturar a carne por mais de 15 dias.

Gordura para cima
Sempre que possível, deve-se assar as carnes com sua própria gordura. No caso da picanha, deve-se começar assar a peça com a gordura para cima, para que a carne permaneça suculenta e macia, não perdendo sua umidade natural e nutrientes. No momento em que a carne 'encorpar ', vira-se a porção com a gordura para baixo, sempre deixando a peça na parte superior da grelha.

Um comentário:

  1. Realmente vejo sempre o inicio mais ainda eu não tinha percebido esse detalhe no churrasco. Assar a peça com a gordura para cima. Eu não sabia!
    Agora já sei muito bom.

    ResponderExcluir