domingo, 1 de maio de 2011

SCGás estuda o aproveitamento do biogás no Oeste



A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) juntamente com a Sadia e a Biogastec do Brasil, assinaram, nesta terça-feira (26), em Concórdia, o protocolo para o desenvolvimento de projetos de aproveitamento de biogás a partir de dejetos de suínos.

A proposta consolida a parceria para realização de estudos da viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental de projetos de aproveitamento dos dejetos nos municípios de Faxinal dos Guedes e Concórdia.

O presidente da SCGás, Altamir José Paes, acredita que a iniciativa pode mudar a realidade da suinocultura. "O Estado tem potencial para produzir diariamente quantidade siginificativa desse tipo gás, já que possui mais de 7,5 milhões de cabeças de suínos" O principal desafio segundo Paes é a organizar as granjas, que ainda não são adaptadas para reaproveitar os dejetos.

Granja Modelo

O projeto inicial será desenvolvido na granja modelo da Sadia em Faxinal dos Guedes, onde atualmente estão alojados 26 mil suínos, que produzem um volume diário estimado de 315 metros cúbicos de dejetos.

Com o sistema em funcionamento, a estimativa é produzir anualmente quatro milhões de metros cúbicos de biogás, além de 110 toneladas/ano de biofertilizante, (fertilizante de origem orgânica, 100% natural).Leia mais informações sobre esse artigo, através do link abaixo.

Agronegócio | Economia SC - A Informação que dá resultado

Nenhum comentário:

Postar um comentário