quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Carne de Búfalo

A Proteína Vermelha de Baixo Colesterol

A carne de búfalo tem aparência similar à carne bovina, porém com cerca de 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias e melhores índices de proteínas e sais minerais (fonte: Hardbook nº 08 – USDA Agriculture ).

Visualmente difere daquela somente quanto à cor ( sua gordura tem coloração esbranquiçada). Quanto aos demais aspectos: gosto, textura, maciez, em nada difere da carne bovina oriunda de novilhos jovens. Pode-se dizer que é uma carne ecologicamente correta, pois o búfalo é o verdadeiro boi-verde posto que, corretamente manejado, fica pronto para abate com cerca de 20/24 meses de idade, criado exclusivamente a pasto nativo.



Recomendada por médicos, a carne de búfalo, deve ser utilizada da mesma forma que a carne bovina, sempre considerando que, por ser mais magra, deve se observar o ponto de cozimento, para que não fique ressecada. Para melhor resultado, deve-se observar a técnica de descongelamento: no uso doméstico a melhor forma é baixar a carne congelada para a geladeira, no dia anterior ao uso. Após o descongelamento, não deve ser congelada novamente.

Em diversos países, a carne de búfalo é utilizada para embutidos e hamburguers, tipo light, graças às suas peculiaridades. No Rio Grande do Sul, sua utilização é a mesma da carne bovina para pratos tradicionais de panela, forno ou para o famoso “churrasco gaúcho".

Um comentário: